Tudo o que você precisa saber sobre um angiologista

Quando pensamos em medicamentos especiais, abre-se uma grande variedade de opções e nos deparamos com várias, cada uma com suas características e indicações. 

E por esta razão, fizemos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre um angiologista para que você possa buscar o tratamento adequado para o seu caso.

O que é um angiologista?

Bem, para começar nossa conversa, vamos resumir e finalmente explicar o que é angiologia. 

A angiologia é uma especialidade médica que trata de todos os aspectos clínicos da doença cardiovascular, em colaboração com a cirurgia vascular, que por sua vez trata do tratamento cirúrgico das doenças das veias, artérias e vasos linfáticos.

Por serem iguais, os métodos clínicos e cirúrgicos há muito estão organizados em uma especialidade chamada angiologia e cirurgia vascular.

Algumas unidades manterão o ensino uniforme, mas espera-se que ao longo dos anos essa distinção de especialização se estabeleça em todas as unidades que oferecem residência médica.

Enquanto quem sofre de varizes sabe disso, a verdade é que o campo é muito mais amplo: abrange vários problemas relacionados à patologia cardiovascular.

 São tantas dúvidas sobre esse assunto que criamos um artigo inteiro para você. “A angiologia e a cirurgia vascular são a mesma coisa? Você pode fazer uma residência ou especialização em cada um deles? Qual é a diferença?

Se você está lendo este artigo sobre angiologista e quer saber o preço, no site www.romualdomaffra.com.br que trabalha com angiologista em goiânia e temos o melhor preço de Goiânia.

Tudo o que voce precisa saber sobre um angiologista

Qual a diferença entre angiologia e cirurgia vascular?

A principal diferença entre um angiologista e um cirurgião vascular é o tratamento e manejo da doença. 

Essa diferença é uma diferença importante na compreensão do que é angiologia. 

O assunto de interesse em angiologia é a prevenção e restauração de vasos sanguíneos, principalmente sangue, mas também vasos linfáticos, em pacientes, inter alia, alterando o estilo de vida, dieta, exercícios, medicamentos e fisioterapia.

Os cirurgiões vasculares precisam interferir nos vasos sanguíneos durante a cirurgia. 

Tratará qualquer coisa relacionada ao sistema cardiovascular, incluindo certas doenças, como aneurismas da aorta e aterosclerose. 

Mas não há exceções para a cirurgia vascular: o sistema nervoso central e o sistema circulatório do coração (coronário) são reservados principalmente para outras especialidades clínicas.

Agora que você já entendeu as principais diferenças entre as especialidades e tem uma melhor compreensão do que é angiologia, é hora de focar em como vamos explicar tudo sobre o papel do angiologista em tópicos futuros.

Tudo o que voce precisa saber sobre um angiologista1

O que faz um angiologista?

O médico é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças vasculares clínicas que não requerem intervenção cirúrgica – pois estão relacionadas à cirurgia vascular. Mas o paciente não sabe se tem mãos ou não, né? Portanto, essa estreita relação entre essas duas propriedades se estende também aos professores que trabalharão juntos da melhor forma.

Em teoria, sempre que ele se queixar de dores nas pernas, inchaço, formigamento, sensação de peso, cãibras e fadiga, deve ser examinado por um angiologista, pois são sintomas de problemas vasculares. Ele detectará e tratará doenças cardiovasculares em estágio inicial, além de quaisquer medidas tomadas, como mudanças no estilo de vida, para evitar a necessidade de cirurgia.

No entanto, na maioria dos casos, as varizes requerem tratamento por um angiologista. 

O que muitas pessoas não sabem é que eles também podem tratar diversas doenças dos membros como reumatologia ou doenças endócrinas como diabetes, que podem causar alterações vasculares. 

A embolia arterial também requer a atenção deste especialista.

Quando procurar um angiologista?

Quando você tiver sintomas como dor nas pernas, inchaço e vermelhidão nas pernas, fadiga, peso, escuridão nas pernas, feridas e úlceras.

Trata as varizes, não se trata apenas de uma questão estética, mas também uma doença que pode provocar sérias complicações se não for tratada da maneira correta.

Um angiologista ou cirurgião vascular pode diagnosticar, prevenir e tratar condições como:

  • Acidente vascular cerebral também conhecido como ‘derrame’;
  • Trombose
  • Doença arterial nas extremidades inferiores que pode causar dor e inchaço
  • Aneurismas.